segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

E o circo pega fogo. COP-15 nº dia - depois de sessões interrompidas e sessões fechadas


Poisé. Hoje seria um dia para a COP15 funcionar muito bem e dizer pra que veio. Ministros chegando em Copenhagen e drafts que deviam estar prontos, "no ponto" pra serem entregues para as negociações políticas. A agenda preliminar estava repleta de grupos de contato para a finalização dos drafts nas várias áreas cobertas pelo mandato da CQNUMC.
Mas, depois de passar 45 minutos na fila gelada para entrar na conferencia, não foi isso que a gente viu. Quase (praticamente TODAS mesmo) reuniões haviam sido canceladas/adiadas indefinidamente. Porque os países africanos resolveram fazer uma "consulta aos seus governos" no que tangia os assuntos do LCA (long term cooperative action). ou seja: travaram todas as negociações do dia/deixaram o G77 sem ter o que fazer hoje. A pergunta era: como é que esse grupo vai falar com um continente inteiro parado?
aí, o que que aconteceu? a presidente resolveu fazer uma consulta informal na plenária, que simplesmente LOTOU. demonstrou querer envolver ministros já presentes na conferencia em negociações, coisas que soh deveriam acontecer no high level meeting. isso deu bastante confusão, porque como naum havia nenhuma sinalização nesse sentido anteriormente, alguns países se sentiram lesados.
O problema da consulta era: como assim trazer ministros que acidentalmente já chegaram para discutir questões técnicas e guiar os negociadores? e os que não estão aqui? perdem a oportunidade? e a transparencia do processo? isso deu pano ATÉ pro Sudão dizer: desculpa, Dona Presidenta, mas a senhora está faltando com a verdade quando diz que nos consultou. Chamou a mulher de mentirosa. Foi meio barraco essa sessão. Mas aí, fazendo concessões entre lados, conseguiu-se voltar para os trabalhos, que recomeçaram às 19:30. Os que estavam previstos pra 10 da manhã. Ou seja, o caos. saí de lá às 22:00 e não parecia perto de terminar. os drafts ainda estão bem travados/com colchetes=partes que ainda não são acordadas, ou consensuais. Infelizmente, pra amanhã, ou as coisas não estarão prontas, ou vão estar caóticas, ou um milagre terá que ser operado nessa madrugada no Bella Center.
que, por sinal, nunca esteve tão cheio. Com delegações como a brasileira, que tem quase 1000 pessoas, o centro está cada vez mais um lugar para esbarrar em pessoas. Mas não por muito tempo. Por "medidas de segurança"(leia-se: não queremos ongueiros adolescentes perto dos chefes de Estado) a entrada/registro dos delegados não-governamentais está sendo restringida. Belovski diz: acho que devia mandar esses folgados do Brasil passear (não sendo eu nem meus friends, tá ótimo!).
Grifo nosso: ressaltar minha completa indignação frente aos negociadores do anexo I (leia-se os caras de pau do Japão, EUA, CAN e AUS)que ficaram enchendo o saco/travando a negociação num momento crítico para os grupos de contato. Ressalva para uma delas que via seu FACEBOOK durante a leitura de um draft. Não era simulação. Era a COP15. E a mulher no facebook. Muito feio pra ela.


desejem muita sorte e jogo de cintura para os bravos do não- AnexoI nesses dias. Hoje, apareceram sinais de um epic fail da COP15. E o ruim é: se isso acontecer, é pouco provável que admitam. Portanto, é necessário que se pense que: ou chega-se a um acordo bonito, vinculante legalmente e decente nessa COP, ou delcra-se a fal~encia dela, e pede-se um bis no meio do ano. O que não pode é dar total failure nas negociações, e os desenvolvidos fazerem de conta que foi consensualmente aceito de alargar isso até o México (COP16). Acorda, gente!

bjbjs^^
Belovski
14 de dezembro de 2009
Copenhague

1 comentários:

Góes disse...

"Ressalva para uma delas que via seu FACEBOOK durante a leitura de um draft. Não era simulação. Era a COP15. E a mulher no facebook. Muito feio pra ela".

HAHAHAHAHAH!!! Sensacional.

Conclusão: modelos da ONU são muito mais parecidos com a realidade do que achamos...

Postar um comentário