quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

5,4,3,2,1, e...? COP-15

Poisé, como o Pedro falou, falta menos de 24 horas pro encerramento oficial da 15ª Conferencia das Partes do CQNUMC, em Copenhagen. A essa altura do campeonato, o High level segment: 119 chefes de Estado e seus representantes, já estão na capital dinamarquesa, esperando a hora de agir. Mas o que eles fizeram mesmo, hoje, foi terminar de fazer seus belos discursos (todos iguais, diga-se de passagem) na parte cúpula do processo. Até aproximadamente 22:00 horas de hoje, eles ainda não tinham entrado nas negociações políticas-motivo pelo qual estão em Copenhagen: transformar A conferencia numa mega cúpula de líderes, onde a pitada política poderia e deveria dar a maior legitimação possivel ao resultado dessa COP.
mas, pelo visto antes de sairmos (eu e a Ana) do Bella Centre, os chefes ainda não iam colocar as mãos em documento nenhum. Isso porque, devido à falta de consenso e muitos assuntos técnicos não discutidos, os grupos de trabalho-desativados devido ao HLS- voltaram a tentar negociar, a fim de procurar entregar os documentos o mais limpos possíveis para que seus líderes apenas discutissem questões políticas.
A questão é: mesmo com uma "tarde" (TODAS as reuniões começaram atrasadas, devido a problemas na marcação das salas) toda de negociação, os diplomatas não sentiram suficiente progresso para que os documentos fossem considerados apresentáveis aos chefes de Estado. Teve até ministro africano perguntando (se bem que foi anteontem):" mas afinal, eu não tinha vindo aqui para discutir assuntos políticos? Eu não sabia que minha função também deveria ter conotações técnicas do texto!"(parágrafo X ou Y, com que linguagem, com quais palavras?).
Os negociadores, principalmente do G77 e China, por volta das 21:35, horário de CPH, insistiam que poderiam fazer grandes progressos madrugada a dentro. Não paguei para ver.
Caso eles tenham entrado na madrugada, os chefes de Estado terão, oficialmente, umas 10 ou 12 horas (e não 3 dias) para parir um futuro melhor para o meio ambiente e tentar estabilizar a mudança climática e pá.
Caso contrário, esses políticos terão que se deparar com documentos ALTAMENTE técnicos, sobre variadíssimos assuntos e, com umas 6 horas a mais, parir o mesmo outcome.

Infelizmente, tou cética quanto ao resultado dessa COP. principalmente por tudo que ela representa, da participação da sociedade civil no seu processo (que por, sinal, nem tava lá... aquilo perdeu um pouco da graça), e pela gravidade e urgência do assunto, que a qualquer momento, vai estourar. Mas como me disse um ativista hoje na porta do Cnetro de Convenções: no deal is better than a bad deal. Nada de "seal the deal" se esse não for FAB (fair, a.., binding), ou seja, se não atender às necessidades do curto, médio e longo prazo, e se não for enforçável. Eu realmente espero que um milagre seja operado nas próximas 24 (ou 36) horas, e que os líderes se reúnam com uma ideia bem século XX: salvar o mundo de uma ameaaaaça.
É, só uma força conjunta, muito doida de boa vontade pode levar à reviravolta para o nosso lindo e esperado documento de Copenhagen. Cruzem os dedos e fiquem atentos às notícias!

bjbj

Belovski
CPH
17/12/2009

0 comentários:

Postar um comentário