quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Climate Change?


As ruas da Bela Copenhague amanheceram cheia de neve e os termômetros marcavam – 3º logo pela manhã. Graças a Deus, e ao corte no número de credenciais das ONGs, hoje não tinha fila para entrar no Bella Center.

Enquanto nas ruas a temperatura caiu cada vez mais, do lado de dentro do Bella Center a coisa esquentou. Hoje foram reabertos grupos de Contato e o que não faltou foi gente correndo pra cima e pra baixo, sem saber pra onde ir, em que sala se daria as reuniões de seu grupo... Encontrei um negociador brasileiro no banheiro e ele estava tão perdido quanto eu. Acho que foi surpresa para todos a reabertura dos grupos de contato em um momento em que o que se espera é a confecção de um acordo.

Ao que parece, os grupos de contato tem até as 22hs de hoje para chegarem a um acordo que possa ser submetido à apreciação do dito high level.

Bem, resta a dúvida: em um dia conseguirão fazer o que não se mostrou possível no decorrer das últimas duas semanas? O mundo espera uma resposta.

Mexerico: estava eu no trem, bem tranqüilo quando conheci um francês que trabalha como tradutor (dinamarquês-francês) para a delegação da França. Quando ficou sabendo que eu era brasileiro, deu logo com a língua nos dentes: estávamos com seu presidente LuLá agora mesmo. Talvez vcs já saibam do que eu vou dizer (vcs sabem mais pela TV do que nós que estamos aqui), mas segundo ele Sarkô e Lulá discutiram um repasse de verbas da EU para Brasil (20 bilhões de dólares) e África (100 bilhões de dólares) até 2020, quando também a EU se compromete a ter reduzido suas emissões em 30 % (número expressivo face aos 3% propostos pelos EUA).

Outro ponto é uma reunião hoje a noite, no palácio Real Dinamarquês, onde a idéia é que durante a madrugada de hoje construam-se as redes para um acordo que na melhor das hipóteses, caso ocorra, será feito às pressas.

Os entraves maiores seguem sendo EUA e China. Vamos ver o que o Queridinho do mundo nos trás amanhã.

A propósito, Obama chega amanhã e já avisaram no trem que os atrasos serão de no mínimo 20 minutos. Se hoje a neve já atrasou mais de 30 minutos os trens, imagino amanhã...Como diz mamãe, quando os gatos chegam, recolhem-se os ratos!Portanto, amanhã bem cedo parto para Madrid. Prefiro não ficar para a confusão.Infelizmente, o final da COP só pela TV.

Grande abraço,

Até a próxima!!

Pedro.

0 comentários:

Postar um comentário