terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A saga de RELianos ahazantes na Conferência da década. COP-15 1º dia


Bem, tirando as brincadeiras sem modéstia, aqui vou eu: eu sou a Isabela REL 69, vulga Belovski (=B, a listrada da direita), e sou correspondente especial do CAREL na 15 Conferência das Partes da CQNUMC. Pra começar, quero dizer que eu não tou sozinha. há mais 2 colegas nossos aqui: o Henrique (o lindo do meio), REL69, e a Ana Cabral (Rel Society/ a linda de vermelha). Fazemos parte da diretoria da COP15 histórica do AMUN 2010 (propaganda....!)

Por causa do nosso amoooor pela simulação e o tema, conseguimos forçar e entrar na delegação brasileira. Isso resume a explicação de pq estamos na conferência, com acesso a todas as plenárias, e algumas reuniões fechadas tb.

Pra começar: delegação brasileira? tem tipo umas 700 pessoas, das quais eu acho que 450 tão fazendo compras na Europa. Mas, sem brincadeira, mta gente. (inclusive a gente). Pra onde vc vira no Bella center (centro de convenções que é venue da cop15), tem gente falando "brasileiro". Para bem (vc nunk se sente só) ou para mal (brasileiros pegando a plaquinha oficial pra tirar ft), tem mta cara tupiniquim por essas bandas.

Hoje foi basicamente a abertura de todos os trabalhos. Com direito à cerimônia de abertura com direito a um discurso bastante emocional por parte do Yvo de Boer. Tbm falaram o chefe do IPCC, e autoridades dinamarquesas em geral. Essa é a parte que tem sempre.

mas, o bom mesmo de ver o início dos trabalhos foi ver os statements feitos pelos blocos do G77+CHINA (representado pelo Sudão)e dos pequenos países insulares (representado por GRANADA). A despeito do que tem sido pavoneado pela mídia mundial e tido como verdade absoluta aqui na Dinamarca, os países em desenvolvimento querem SIM que um acordo vinculante legalmente seja produzido em Copenhagen, ao invés do tal acordo político proposto pelos EUA, pelo de Boer, etc...pro primeiro dia, as responsabilidades comuns, porém diferenciadas tavam bombando. principalmente pra gente... estudantes na delegação, mas com espírito de ongueiros!
e quaaaaantas ongs! dentro e fora da conferência. Desde greenpeace, wwf, passando pelas meninas escoteiras, até a aliança mundial do YMCA. exato. tiiiiipo isso. tá um clima bastante plural em copenhagen.

hm...os grupos de trabalho tb iniciaram-se hoje, com seus trabalhos de plenária, assim como as negociações de corredores. Por falar nisso, eu descobri que a negociadora sênior do g77 mais China é filipina, apesar de estar na delegação sudanesa. Coomfas?

O nosso grupo jah está trabalhando forte para trazer statements políticos fortes e definidos amanhã, quando da primeira oportunidade de debate sobre a questão do financiamento de tecnologias. Tomara que eu chegue a tempo pra ver (SONO nesse tempo nublado).

as expectativas são grandes e, a partir de amanhã, os desenvolvimentos tem que se acelerar (embaixador da suécia: "estamos indo no caminho certo, mas mt devagar"...), afinal, nngm quer uma COP15 bis, né?

o que tiver de bom, assim como fts internas, de uma camera caseira, eu boto amanhã!
bjbj

Belovski,
07 de dezembro de 2009
Copenhague

Fotógrafa: Kim,
Para mais fotos, visite o álbum de Henrique.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bela... e agora que vazou aquele ºDanish Textº? Reaçoes?

Anônimo disse...

Isabela,

Muito legal seu post. Poste todos os dias, estamos curiosos!!! Como está o babado depois do texto vazado????

Caio Csermak

henrique disse...

o "danish text" ja nao era segredo por aqui mesmo antes do vazamento... nos sabiamos disso ha uns 3 dias, e as reacoes tem sido modestas, pelo menos ate onde eu sei
henrique

Postar um comentário