terça-feira, 15 de dezembro de 2009

High Level Meeting parte 1


1:30 da manhã do dia 16/12 em copenhagen. as negociações do Long term Cooperative Actions ainda não começou. Estava marcado para as 19:00.
Hoje começou o segmento de alto nível da reunião (foi a abertura). essa eh a parte em que os ministros, ou os chefes de estado se reúnem para decidirem politicamente os drafts que foram feitos tecnicamente pelos esforços dos negociadores.

Foi mara (vi o Ban Ki Moon), mas as coisas não estão no pe que deviam estar. Pelas negociações do Dia 14 e pelo que foi avançado ontem (15), não sei como vamos ter documentos prontos para os líderes. Apesar das palavras fortes (como as do SG e a da presidente da COP15), o risco de fracasso é muito grande. Porém, é bom que todos lembrem que os olhos de muitas populações estão voltados para cá, esperando que os líderes tenham noção e prezem pelo futuro de suas populações, as quais representam. De acordo com o SG da ONU, pode-se negociar com pessoas, mas não com o clima.
A despeito da urgência dos trabalhos, quando saí, havia uma plenária atrasada há algumas horas. Até onde eu sabia (do Henrique), ela ainda não havia começado.
Com esse tipo de dinâmica, temos que prestar bastante atenção nos passos tomados pelos nossos representantes aqui na COP nesses dias finais. Não é bom que nada passe desapercebido. Temos que saber o que que tá acontecendo, para que eles tenham que prestar a accountability dos atos que cometem (ou deixam de fazer) com o poder que damos par eles né? Então, vamos ver o que que acontece com o clima, na mão dos líderes políticos do mundo (ai, meu Deus!).
No mais, o Bella center tá cada dia mais inchado, a despeito de todas as restrições e diminuição da entrada de ONGS. tds os delegados que tavam batendo cabelo na Europa resolveram aparecer hoje, só pode!(Tá, gente, desculpa ser tão chata...)
1:47, a reunião ainda não começou

Belovski
madrugada dia 15-16/12/09

0 comentários:

Postar um comentário