quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ligeiro desabafo... Relscore no COP-15

" Sem querer dizer nada mas...o AMUN ta mais bem estruturado!"
- Pedro


Olá, Pessoal do Blog!
Peço desculpas pela demora para escrever daqui da COP15.
Fiquei de enviar ao CAREL há 2 dias algumas palavrinhas sobre o que se passa pelas bandas de cá e ainda não o fiz. Comprometi-me a enviar algo sobre a reunião plenária que acompanhava mas a reunião não saiu como esperava. Decidi escrever mesmo assim, para passar-lhes a impressão que tenho tido do evento.

Estávamos aqui no Plenário I- Tycho Brahe onde a discussão girava em torno da criação de um novo protocolo, o que significaria, em outras palavras, o abandono do Protocolo de Kyoto e suas metas, ou, por outro lado, a manutenção desse último protocolo por meio de emendas. Lá pelas tantas, começou um “ vulco-vulco” no meio do plenário que eu não estava entendendo o motivo. Muito bem, Tuvalu havia proposto a discussão de emendas ao protocolo. Na verdade, grande parte dos países do sul defendem a manutenção do protocolo. O argumento é que é o único instrumento jurídico vinculante existente no momento sobre matéria ambiental.

Não foi a proposição das emendas que causou desconforto no plenário, mas a sugestão de que essas emendas fossem discutidas informalmente. Enfim, Tuvalu subiu nas tamancas e disse que se não fosse pra tratar das coisas de maneira oficial, não via motivos para estar ali, e portanto, se retiraria!( A propósito, não sei onde foram contratados os delegados desse país, mas eles tão mandando ver!!).

O desfecho dessa história, foi digno da COP 15. A mesa pediu 10 minutos para discutir o assunto e depois de 30, pediu para mantermos o decoro e encerrou a sessão. Ok..Fomos almoçar e voltamos às 14hs, como estava previsto no Schedule. Até as 17hs, fiquei esperando pelo menos uma notícia de que não ia mais haver sessão...mas nada!ficamos lá por 3 horas sem sequer um avisinho de post it pra dizer que deveríamos ir pra uma outra reunião ou voltar pra casa. (resumindo: nem sei no que deu. No dia seguinte fui assistir palestras no Espaço Brasil).

Enfim, a parada está meio desorganizada. Sem querer dizer nada mas...o AMUN ta mais bem estruturado!rs Ontem fui pra um castelo medieval no meio do nada, quase na Suécia, numa distância e frio de enlouquecer pra uma reunião que estava agendada na programação distribuída no início do dia e chegou lá tinha que pagar 220 Euros pra entrar na sala . Ninguém avisou nada...Junto comigo voltaram mais tantos outros que caíram em mais uma das imprecisões da organização de COP 15.

PS: Neste exato momento estamos, novamente, mais de uma hora atrasados para o início da reunião plenária! Tem uma galera da Alemanha cantando: And I Say: Hey, Ye, Ye, Yehe ... Hey, Ye ye, I said Hey, What’s going on!! (Ops, Polícia no local. Droga…Please don’t stop the Music=p). Já que não temos nem música nem sessão, vou ouvir a música no Youtube. Quem quiser me fazer companhia: http://www.youtube.com/watch?v=k0l4TofljsU.
Forte abraço e até a próxima.

Pedro

Pedro Henrique Silve Pereira, 5º semestre de Relações Internacionais (Relscore) da UnB,
integrante da delegação brasileira à COP-15. a convite da

Coordenadoria de Comunicação, escreve para Carel.log.

0 comentários:

Postar um comentário