quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Do texto vazado - COP-15 2º e 3º dia


Gente, desculpa demorar a postar, mas vida não eh bate cabelo em copenhagen

desde o dia um da conferencia, jah estava pelo corredores essa informação... que a Dinamarca daria "o golpe" na Conferencia, apresentando um lindo texto, jah praticamente fechado, que seria apresentado como o texto final e negociado da COP15. reza a lenda que isso é coisa da Chair + o PM da Dinamarca.
[pausa pra ver q q os jornais disseram sobre isso]

a questão é óbvia: um draft TÃO completo daqueles, no primeiro dia, depois de vazado, deixa todos os países com cara de "vcs tão me fazendo de idiotas". E a reação foi bem imediata popr parte dos países G77 e mesmo as ilhas! Se bem que, se vcs olharem os webcasts, vão perceber que todos estaum sendo bem enfaticos desde o começo sobre a questão do legally binding science based agreement. As ilhas, por exemplo, na plenária da COP botaram MUITA pressão. uma falando atrás da outra, depois que Tuvalu começou a falar. QQ a aliança dos estados de pequenas ilhas querem? o óbvio: que a água naum engula seus países. Pra isso, a mudança climática tem q ser revertida A S A P. daí, q q aconteceu: Tuvalu propôs que fosse feito um acordo legally binding em que toooooodos os países estivessem envolvidos com algum tipo de meta de redução. Um protocolo de Copenhagen. Para a discussão dos termos e características desse possivel documento, ele pediu, na plenária da segunda sessão da cop, que fosse feito um grupo de contato (gt temático) pára discutir o assunto. Muito obviamente, muitos países discordaram (a venezuela disse q naum dah pq a delegação é pequena... realmente naum tem nada a ver com o petroleo deles). Como na Conferencia é tudo por unanimidade (a despeito da proposta de 3/4 de Papua Nova Guiné na primeira plenária), virou um fuzuê, pq nngm concordava em nada. o delegado de Tuvalu, então "mandou" a peresidente da mesa suspender a sessão.
isso causou uma confusão na cop toda, pq os ongueiros adoraaaaram a posição de tuvalu, e botaram o circo pra pegar fogo, com direito a manifestação em frente da proxima sessão da cop (não do prédio, da SESSÃO) e Tuvalu virou a conversa do dia, com direito a primeiro lugar como "raio do dia"= o contrário de "fóssil do dia"

eu particularmente não acho essa ideia de tuvalu maravilhosa nem revolucionária. Td que descambe em um protocolo de copenhagen (como, por exemplo, a picaretagem da dinamarca), coloca Kyoto em segundo plano E coloca em risco todos os princípios estipulados por ele. Confesso que eu devia tar na conferencia agora, mas dormi DEMAIS.

bjbj
ps: desculpem se eu estiver sendo superficial... eu só estou lá dentro olhando coisas e tentando descobrir o mais importante... não to lendo jornal... =B

Belovski,
10 de dezembro de 2009
Copenhague

1 comentários:

Rebecca Pacheco disse...

Bela, estão ótimos seus comentários! Continue filtrando todas as infos e depois nos repasse!

Rebecca

Postar um comentário