quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
5,4,3,2,1, e...? COP-15
Climate Change?
As ruas da Bela Copenhague amanheceram cheia de neve e os termômetros marcavam – 3º logo pela manhã. Graças a Deus, e ao corte no número de credenciais das ONGs, hoje não tinha fila para entrar no Bella Center.
Enquanto nas ruas a temperatura caiu cada vez mais, do lado de dentro do Bella Center a coisa esquentou. Hoje foram reabertos grupos de Contato e o que não faltou foi gente correndo pra cima e pra baixo, sem saber pra onde ir, em que sala se daria as reuniões de seu grupo... Encontrei um negociador brasileiro no banheiro e ele estava tão perdido quanto eu. Acho que foi surpresa para todos a reabertura dos grupos de contato em um momento em que o que se espera é a confecção de um acordo.
Ao que parece, os grupos de contato tem até as 22hs de hoje para chegarem a um acordo que possa ser submetido à apreciação do dito high level.
Bem, resta a dúvida: em um dia conseguirão fazer o que não se mostrou possível no decorrer das últimas duas semanas? O mundo espera uma resposta.
Mexerico: estava eu no trem, bem tranqüilo quando conheci um francês que trabalha como tradutor (dinamarquês-francês) para a delegação da França. Quando ficou sabendo que eu era brasileiro, deu logo com a língua nos dentes: estávamos com seu presidente LuLá agora mesmo. Talvez vcs já saibam do que eu vou dizer (vcs sabem mais pela TV do que nós que estamos aqui), mas segundo ele Sarkô e Lulá discutiram um repasse de verbas da EU para Brasil (20 bilhões de dólares) e África (100 bilhões de dólares) até 2020, quando também a EU se compromete a ter reduzido suas emissões em 30 % (número expressivo face aos 3% propostos pelos EUA).
Outro ponto é uma reunião hoje a noite, no palácio Real Dinamarquês, onde a idéia é que durante a madrugada de hoje construam-se as redes para um acordo que na melhor das hipóteses, caso ocorra, será feito às pressas.
Os entraves maiores seguem sendo EUA e China. Vamos ver o que o Queridinho do mundo nos trás amanhã.
A propósito, Obama chega amanhã e já avisaram no trem que os atrasos serão de no mínimo 20 minutos. Se hoje a neve já atrasou mais de 30 minutos os trens, imagino amanhã...Como diz mamãe, quando os gatos chegam, recolhem-se os ratos!Portanto, amanhã bem cedo parto para Madrid. Prefiro não ficar para a confusão.Infelizmente, o final da COP só pela TV.
Grande abraço,
Até a próxima!!
Pedro.
Ligeiro desabafo... Relscore no COP-15
- Pedro
Olá, Pessoal do Blog!
Peço desculpas pela demora para escrever daqui da COP15.
Fiquei de enviar ao CAREL há 2 dias algumas palavrinhas sobre o que se passa pelas bandas de cá e ainda não o fiz. Comprometi-me a enviar algo sobre a reunião plenária que acompanhava mas a reunião não saiu como esperava. Decidi escrever mesmo assim, para passar-lhes a impressão que tenho tido do evento.
Estávamos aqui no Plenário I- Tycho Brahe onde a discussão girava em torno da criação de um novo protocolo, o que significaria, em outras palavras, o abandono do Protocolo de Kyoto e suas metas, ou, por outro lado, a manutenção desse último protocolo por meio de emendas. Lá pelas tantas, começou um “ vulco-vulco” no meio do plenário que eu não estava entendendo o motivo. Muito bem, Tuvalu havia proposto a discussão de emendas ao protocolo. Na verdade, grande parte dos países do sul defendem a manutenção do protocolo. O argumento é que é o único instrumento jurídico vinculante existente no momento sobre matéria ambiental.
Não foi a proposição das emendas que causou desconforto no plenário, mas a sugestão de que essas emendas fossem discutidas informalmente. Enfim, Tuvalu subiu nas tamancas e disse que se não fosse pra tratar das coisas de maneira oficial, não via motivos para estar ali, e portanto, se retiraria!( A propósito, não sei onde foram contratados os delegados desse país, mas eles tão mandando ver!!).
O desfecho dessa história, foi digno da COP 15. A mesa pediu 10 minutos para discutir o assunto e depois de 30, pediu para mantermos o decoro e encerrou a sessão. Ok..Fomos almoçar e voltamos às 14hs, como estava previsto no Schedule. Até as 17hs, fiquei esperando pelo menos uma notícia de que não ia mais haver sessão...mas nada!ficamos lá por 3 horas sem sequer um avisinho de post it pra dizer que deveríamos ir pra uma outra reunião ou voltar pra casa. (resumindo: nem sei no que deu. No dia seguinte fui assistir palestras no Espaço Brasil).
Enfim, a parada está meio desorganizada. Sem querer dizer nada mas...o AMUN ta mais bem estruturado!rs Ontem fui pra um castelo medieval no meio do nada, quase na Suécia, numa distância e frio de enlouquecer pra uma reunião que estava agendada na programação distribuída no início do dia e chegou lá tinha que pagar 220 Euros pra entrar na sala . Ninguém avisou nada...Junto comigo voltaram mais tantos outros que caíram em mais uma das imprecisões da organização de COP 15.
PS: Neste exato momento estamos, novamente, mais de uma hora atrasados para o início da reunião plenária! Tem uma galera da Alemanha cantando: And I Say: Hey, Ye, Ye, Yehe ... Hey, Ye ye, I said Hey, What’s going on!! (Ops, Polícia no local. Droga…Please don’t stop the Music=p). Já que não temos nem música nem sessão, vou ouvir a música no Youtube. Quem quiser me fazer companhia: http://www.youtube.com/watch?v=k0l4TofljsU.
Forte abraço e até a próxima.
Pedro
Pedro Henrique Silve Pereira, 5º semestre de Relações Internacionais (Relscore) da UnB,
integrante da delegação brasileira à COP-15. a convite da
Coordenadoria de Comunicação, escreve para Carel.log.
Relmadrid 5:3 Relssaca. Grande Final do COPA-REL
Apesar da animação da torcida, Relssaca não pôde vencer a Relmadrid, que também contava com uma torcida entusiasmada.
O final foi de 5 a 3, no jogo realizado na noite do dia 8 de dezembro de 2009, no campo em frente do Banco Real, Campus Universitário Darcy Ribeiro.
Fotógrafa: Teresa Bosco
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
High Level Meeting parte 1
1:30 da manhã do dia 16/12 em copenhagen. as negociações do Long term Cooperative Actions ainda não começou. Estava marcado para as 19:00.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
E o circo pega fogo. COP-15 nº dia - depois de sessões interrompidas e sessões fechadas
Poisé. Hoje seria um dia para a COP15 funcionar muito bem e dizer pra que veio. Ministros chegando em Copenhagen e drafts que deviam estar prontos, "no ponto" pra serem entregues para as negociações políticas. A agenda preliminar estava repleta de grupos de contato para a finalização dos drafts nas várias áreas cobertas pelo mandato da CQNUMC.
14 de dezembro de 2009
Copenhague
sábado, 12 de dezembro de 2009
Já ouviu falar em circo pegando fogo? COP-15 5º dia
"há algo de podre no Reino da Dinamarca."
Belovski
12 de dezembro de 2009
Copenhague
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Youth day in Copenhagen COP-15 4º dia
How old will you be in 2050? foi a pergunta do dia. Hoje, dia da juventude na Conferencia, a manhã foi cheia de manifestações, inclusive peladões fazendo protesto (ai, se essa moda pega). O motivo: os jovens ongueiros presentes na conferencia queriam chamar a atenção pros negociadores velhos caquéticos que, se o planeta esquentar mais que fatídicos 2º C nos próximos anos, o pau vai quebrar pro lado da gente que ainda vai tar vivo até lá. Essa era a dica: qual mundo vc quer deixar pros seus filhos e netos? um pior q esse?
10 de dezembro de 2009
Copenhague
Do texto vazado - COP-15 2º e 3º dia
Gente, desculpa demorar a postar, mas vida não eh bate cabelo em copenhagen
Belovski,
10 de dezembro de 2009
Copenhague
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
REL em Copenhagen- Blog diário
Esperamos a atenção de vocês
Link do blog: http://carel-log.blogspot.com
aceita assinatura RSS
Coordenadoria de Comunicação
CAREL - Gestão Eficiência
A saga de RELianos ahazantes na Conferência da década. COP-15 1º dia
Bem, tirando as brincadeiras sem modéstia, aqui vou eu: eu sou a Isabela REL 69, vulga Belovski (=B, a listrada da direita), e sou correspondente especial do CAREL na 15 Conferência das Partes da CQNUMC. Pra começar, quero dizer que eu não tou sozinha. há mais 2 colegas nossos aqui: o Henrique (o lindo do meio), REL69, e a Ana Cabral (Rel Society/ a linda de vermelha). Fazemos parte da diretoria da COP15 histórica do AMUN 2010 (propaganda....!)
Belovski,
07 de dezembro de 2009
Copenhague
Fotógrafa: Kim,
Para mais fotos, visite o álbum de Henrique.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Avaliação de Professores do IREL
Caros colegas,
A pedido da Coordenadora de Graduação Maria Izabel, estamos realizando uma pesquisa para avaliar os problemas mais frequentes em relação aos programas de disciplinas e ao desempenho dos professores do IREL. Convidamos todos a responder o questionário disponível no seguinte link:
http://www.surveymonkey.com/s/K3RDQ6C
A pesquisa estará disponível até quinta-feira, dia 10 de dezembro.