terça-feira, 12 de abril de 2011

Prefeito dos campi anuncia retomada de aulas

Escrito por João Paulo Mariano, Mariana Fagundes e Paulo Victor Chagas


As aulas na UnB serão oficialmente retomadas amanhã, quarta-feira. Segundo o prefeito dos campi Paulo César Marques, após dois dias de vistorias e estudos sobre danos estruturais, o Campus Darcy Ribeiro poderá retornar a todo o vapor. As aulas ministradas ontem e hoje foram poucas e de caráter não oficial.

“Os anfiteatros 15, 16 e 19 não serão liberados na quarta. Ficaram bastante prejudicados. As aulas nestes espaços ocorrerão no Auditório da Faculdade de Tecnologia, no Auditório Maior do Instituto de Química e no anfiteatro 12, respectivamente”, disse Jeremias Silva Bastos, diretor de Logística do DEG. Bastos afirmou que o Decanato realocou as aulas que vão ocorrer nos espaços não pertencentes a departamentos, como é o caso dos anfiteatros. “Se o local danificado pertencer a algum departamento específico, a mudança de lugar depende da administração do departamento”, explica.

Os estragos em todo o ICC ainda não foram totalmente contabilizados, porém não há nada que possa impedir a volta da rotina nas unidades acadêmicas. A limpeza de todo o ICC foi feita até o fim da tarde de hoje. O início das aulas é imediato. A Defesa Civil manterá interditado apenas o lado B do subsolo da Ala Norte e os anfiteatros mais atingidos: 15, 16 e 19.

Segundo o funcionário, a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), a Faculdade de Tecnologia, o Instituto de Química, a Faculdade de Comunicação e o Memorial Darcy Ribeiro disponibilizaram espaços para abrigar turmas prejudicadas. “A avaliação preliminar da Defesa Civil concluiu que os anfiteatros 13, 14, 17 e 18 precisam apenas de limpeza”, concluiu Bastos.


Soluções para a pós-graduação

A decana de Pesquisa e Pós-graduação, Denise Bomtempo, se reuniu agora a tarde com coordenadores da pós-graduação dos cursos de Sociologia, Antropologia, Filosofia, Geografia e com os diretores do Instituto de Ciências Humanas e da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA) para fazer um levantamento do que foi devastado. “As salas da pós de Sociologia, Filosofia e Geografia foram muito prejudicadas. Na Antropologia, paredes caíram e banheiros estão danificados. A pós de Administração foi totalmente destruída”, afirma Bomtempo.

Segundo a decana, o problema da realocação das disciplinas da pós-graduação está resolvido. “Foram disponibilizadas seis salas: duas para a Administração e quatro para os programas da Geografia, Filosofia, Sociologia e Antropologia, uma para cada, na FINATEC, assim as aulas não terão prejuízos e retornarão nesta quarta-feira”.

Denise Bomtempo afirmou também que há a possibilidade de algumas aulas serem transferidas para a FIOCRUZ, o que dependerá da necessidade durante esta semana. “As secretarias desses departamentos já funcionam na FINATEC, exceto a da Administração, que está na FACE”, explica a decana. Ela ressalta que há um esforço para que as secretarias não parem de funcionar apesar dos danos a documentos.


fonte: Campus Online

0 comentários:

Postar um comentário