sábado, 30 de abril de 2011

Nova resolução da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação fortalece a iniciação científica na UnB

O fomento à Iniciação Científica (IC) na UnB é, sem dúvidas, uma política bem sucedida. Com quase duas décadas de existência, alguns indicadores do Programa de Iniciação Científica (ProIC) da UnB são reveladores de sua pujança: realização de 16 congressos de IC; apresentação de cerca de 15 mil trabalhos; indução à produção científica; participação expressiva nas Reuniões Anuais da SBPC; contribuição, em longo prazo, para a formação de pesquisadores e docentes, sobretudo, para as IFES. Cumprindo com um de seus compromissos, o DPP praticamente dobrou o número de bolsas de IC: de 453 em 2008 para 852 em 2010. Considerando apenas o Edital 2010-11 do ProIC devem ser investidos cerca de 3,5 milhões de reais em IC na UnB.

Cabe, contudo, ressaltar que a evolução sustentável do fomento à IC na UnB requer transpor diversos limites existentes. Entre eles, merecem destaque: (a) o expressivo contingente de docentes e discentes na UnB que não participam do ProIC/DPP; (b) a importância de se incrementar a integração acadêmica da graduação com a pós-graduação na UnB; e (c) a necessidade de se aprimorar a estrutura operacional de gestão do ProIC.

Foi com base na análise de conjuntura da IC na UnB e no acúmulo de experiência de dois anos de gestão do ProIC que o Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação submeteu à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP) um projeto de Resolução visando aprimorar a política de fomento à IC na nossa instituição. A submissão do projeto à CPP foi precedida da consulta pública interna à comunidade acadêmica da universidade, na qual se buscou aprimorar o seu conteúdo.



Após a análise, o debate e as alterações ao texto do projeto, a CPP aprovou, por unanimidade, a Resolução 001/2011 que estabelece um novo marco de referência da IC na UnB.

Quais são as principais mudanças que a Resolução inaugura:

01. Atualiza os objetivos do Programa, inserindo a participação de alunos do ensino médio e a inserção no mercado de trabalho como um dos atributos do perfil do egresso.

02. Estabelece uma definição de referência de IC, preenchendo uma lacuna conceitual existente agregando uma melhor fundamentação para essa política de fomento.

03. Amplia o perfil dos candidatos a participantes do ProIC, podendo se candidatar: (a) excepcionalmente, docente com título de mestre; (b) docente com vínculo em tempo parcial; e doutorando já aprovado no exame de qualificação do projeto de tese e que tenha anuência de seu orientador

04. Cria um Comitê Assessor do ProIC, constituído por seis integrantes: um titular e um suplente das três grandes áreas de conhecimento (Ciências da Vida, Artes e Humanidades, Ciências Exatas e Tecnologias).

05. Formaliza o reconhecimento institucional dos melhores trabalhos de IC por meio da premiação a ser feita com base em avaliação de Comitê Externo à UnB.

O texto da Resolução 001/2011, proposto pelo DPP e aprovado pela CPP se alinha ao processo de mudanças que tem no REUNI sua referência maior e, sobretudo, ao novo perfil de docentes da UnB. Mais do que isso: as mudanças introduzidas por ela estão também em compasso com a Resolução Normativa 017/2006 do CNPq e, em especial, os Anexos II e III. Estão em sintonia igualmente com o que preconiza o CNPq quando estabelece que as instituições devem “ter uma política para iniciação científica” e devem “envidar esforços para a ampliação do Programa de Iniciação Científica com recursos próprios”.

O novo edital do ProIC 2011 incorpora as mudanças introduzidas pela Resolução 001/2011 e abre novas perspectivas de participação da comunidade acadêmica da UnB. Nos próximos anos, teremos dados empíricos para avaliar os efeitos da nova Resolução da CPP sem abrirmos mão das exigências de excelência acadêmica (projetos qualificados e docentes produtivos) como critérios basilares do Comitê Institucional Gestor (CIG) para uma efetiva participação no ProIC/DPP da UnB.

* Diretor de Fomento à Iniciação Científica, DPP/UnB.

** Decana de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília.
 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bate-papo Acadêmico com PET-POL

Obs.: O Bate-Papo Acadêmico é um evento realizado semestralmente pelo PET-POL, que nesse ano de 2011 pesquisa os fundamentos da legitimidade de modelos europeus de estados nacionais e processos de colonização.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CALOURADA UnB

alouradaJá está pronto para a Calourada UnB? Festa que envolve vários Centros Acadêmicos da Universidade de Brasília e o DCE.

Acontece no dia 14 de Maio, no Centro Comunitário Athos Bulcão, na UnB. A partir das 20h começa a edição 1/2011 da Calourada!

COMPAREÇA!


terça-feira, 19 de abril de 2011

Discutir o trote é mesmo importante?

Na quarta-feira dia 06 de abril de 2011, o CAREL (Centro Acadêmico de Relações Internacionais) organizou uma atividade diferente para os calouros do curso: um debate sobre o trote. A atividade se inseria na Semana do Calouro de REL organizada pelo CA. A Semana do Calouro contava ainda com uma aula sobre os projetos de extensão da UnB, Aula Magna ministrada pelo ex-ministro Celso Amorim, visita ao Itamaraty e Senado entre outras atividades.

A maioria das atividades até então realizadas contou com um razoável público dentre os 56 novos calouros, porém o debate sobre o trote parece não ter atendido aos interesses dos novos alunos e surpreendeu ao CAREL ao não ter nenhum interessado.

O CA organizou o debate convidando três alunos para compor a mesa: Manuela, aluna de medicina, organizadora de um projeto de recepção dos calouros de medicina que ocorre em Ceres- GO; Sólon Carvalho, aluno do 5º semestre de REL e integrante do DCE; e André Maia, já graduado em Relações Internacionais e no momento graduando de Direito na UnB.

A ideia era que os componentes da mesa utilizassem seus argumentos em relação ao trote para incitar a discussão entre os calouros e outros alunos de REL que se interessassem em participar da discussão, e com isso que a questão do trote fosse debatida mais a fundo. A gestão atual do CAREL sempre considerou importante se osicionar em relação ao trote, mas optou por não fazê-lo sem antes levar a discussão aos alunos, e resolveu iniciar a discussão com os calouros que em tese são os principais interessados na questão já que eles possivelmente sofrerão o trote ainda esse semestre.

No curso de Relações Internacionais o trote é aplicado pelo 2º semestre do curso, envolve bastante sujeira com tinta, ovo, farinha, óleo, entre outras coisas, e os calouros arrecadam dinheiro no sinal para a realização de um churrasco.

O debate pretendia abordar questões além do fazer ou não fazer o trote, como os motivos de praticar o trote, as consequências, se as pessoas devem ter a liberdade de aplicar e receber o trote, se os calouros querem ou não receber trote, entre outras questões pertinentes em relação ao tema.
Porém, a organização da atividade pelo Centro Acadêmico fez-se desnecessária, pois nenhum calouro apareceu para o debate. Repetindo: nenhum! Tal fato surpreendeu a todos já que os calouros parecem não ter interesse nenhum em discutir o trote que eles próprios sofrerão!

O que é possível deduzir desse fato? Que os calouros querem sim o trote? Que eles não se importam em recebê-lo? Não é possível saber ao certo a opinião deles, mas disso pode-se deduzir que todo o empenho em discutir o trote faz-se desnecessário se os próprios interessados não se importam em defender uma posição.

A comunidade toda está discutindo e debatendo com vigor esse tema. Notícias lotaram jornais e até às vias de fato as pessoas foram em função do trote. Daí, supreendentemente, uma turma INTEIRA nega-se a discutir a questão. Foi fato isolado ou é o caso de se descobrir se tal discussão é realmente necessária ou mero paternalismo e que esse assunto simplesmente não importa?



Centro Acadêmico de Relações Internacionais - CAREL

Universidade de Brasília

7 de abril de 2011

Oportunidade de Intercâmbio!

Caro(a) aluno(a),

Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na University of La Verne – Estados Unidos – www.laverne.edu.

Essa instituição é uma fundação privada sem fins lucrativos com interesse em atrair alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem 70% de redução sobre o custo normal do curso e da hospedagem, além de subvenções para passagens aéreas. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração de Empresas em suas áreas de interesse, em conjunto ao desenvolvimento do idioma inglês e ter uma experiência internacional - objetivos de todos os jovens profissionais de hoje.

Neste momento, são oferecidos 6 programas distintos: Strategy & Marketing, Finance & Accounting, Public Administration, Human Resources Management, Advanced Topics in Project Management e Business English-First Lessons.

Características dos programas:

- Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e visitas a empresas em período integral

- Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência em no mínimo nível intermediário (exceto para o programa Business English-First Lessons, voltado para iniciantes no estudo da língua inglesa)

Processo seletivo para o programa de bolsas de estudo parciais (cobrindo 70% dos custos do programa e hospedagem):

Os alunos deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônico profricardobritto@gmail.com até o dia 25 de abril.

Enviaremos aos interessados folders eletrônicos com o descritivo detalhado do programa de interesse, com todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.



Atenciosamente,

Prof. Dr. Ricardo Britto

Doutor em Administração pela FEA/USP

Representante da University of La Verne

Honorary Research Fellow da Exeter University – Reino Unido

DESS (MBA Francês) pela Université Pierre Mendes – France

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TODO E FINCA convidam



TODO E FINCA juntos no encerramento da Semana de Boas Vindas pela reconstrução da UnB para a celebração da união entre o evento TODO e FINCA e para emanar positividades pela reconstrução da UnB, depois das chuvas de domingo.

Com as bandas:

bandeia • grand senzala • mulambo roots • banda 14 • rádio central • turrón presidencial • cajamarca


Coletivo sound brothers tocando ragga, reggae, dancehall,dub, worldbeat, sambarock



SÁBADO DIA 16/04
A PARTIR DAS 17hs
TEATRO DE ARENA DA UNB

Entrada Franca


terça-feira, 12 de abril de 2011

Prefeito dos campi anuncia retomada de aulas

Escrito por João Paulo Mariano, Mariana Fagundes e Paulo Victor Chagas


As aulas na UnB serão oficialmente retomadas amanhã, quarta-feira. Segundo o prefeito dos campi Paulo César Marques, após dois dias de vistorias e estudos sobre danos estruturais, o Campus Darcy Ribeiro poderá retornar a todo o vapor. As aulas ministradas ontem e hoje foram poucas e de caráter não oficial.

“Os anfiteatros 15, 16 e 19 não serão liberados na quarta. Ficaram bastante prejudicados. As aulas nestes espaços ocorrerão no Auditório da Faculdade de Tecnologia, no Auditório Maior do Instituto de Química e no anfiteatro 12, respectivamente”, disse Jeremias Silva Bastos, diretor de Logística do DEG. Bastos afirmou que o Decanato realocou as aulas que vão ocorrer nos espaços não pertencentes a departamentos, como é o caso dos anfiteatros. “Se o local danificado pertencer a algum departamento específico, a mudança de lugar depende da administração do departamento”, explica.

Os estragos em todo o ICC ainda não foram totalmente contabilizados, porém não há nada que possa impedir a volta da rotina nas unidades acadêmicas. A limpeza de todo o ICC foi feita até o fim da tarde de hoje. O início das aulas é imediato. A Defesa Civil manterá interditado apenas o lado B do subsolo da Ala Norte e os anfiteatros mais atingidos: 15, 16 e 19.

Segundo o funcionário, a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), a Faculdade de Tecnologia, o Instituto de Química, a Faculdade de Comunicação e o Memorial Darcy Ribeiro disponibilizaram espaços para abrigar turmas prejudicadas. “A avaliação preliminar da Defesa Civil concluiu que os anfiteatros 13, 14, 17 e 18 precisam apenas de limpeza”, concluiu Bastos.


Soluções para a pós-graduação

A decana de Pesquisa e Pós-graduação, Denise Bomtempo, se reuniu agora a tarde com coordenadores da pós-graduação dos cursos de Sociologia, Antropologia, Filosofia, Geografia e com os diretores do Instituto de Ciências Humanas e da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA) para fazer um levantamento do que foi devastado. “As salas da pós de Sociologia, Filosofia e Geografia foram muito prejudicadas. Na Antropologia, paredes caíram e banheiros estão danificados. A pós de Administração foi totalmente destruída”, afirma Bomtempo.

Segundo a decana, o problema da realocação das disciplinas da pós-graduação está resolvido. “Foram disponibilizadas seis salas: duas para a Administração e quatro para os programas da Geografia, Filosofia, Sociologia e Antropologia, uma para cada, na FINATEC, assim as aulas não terão prejuízos e retornarão nesta quarta-feira”.

Denise Bomtempo afirmou também que há a possibilidade de algumas aulas serem transferidas para a FIOCRUZ, o que dependerá da necessidade durante esta semana. “As secretarias desses departamentos já funcionam na FINATEC, exceto a da Administração, que está na FACE”, explica a decana. Ela ressalta que há um esforço para que as secretarias não parem de funcionar apesar dos danos a documentos.


fonte: Campus Online

Cronograma #salveaunb

Conforme deliberado ontem, no CEB com os Centros Acadêmicos e vários estudantes mobilizados pelo recente alagamento na UnB, modificou-se algumas atividades da Calourada UnB 1º/2011 e acrescentaram-se outras bastante importante! Estão todas e todos convidados!




Agenda! #SalveaUnB



•3a (12/03), às 8h30: Vivência em Planaltina - Passeio pelo Centro Histórico, pela Rádio Comunitária Utopia FM e pelo Vale do Amanhecer (saída da FUP, duração manhã e tarde)



•3a às 10h: oficina de cartazes em frente ao RU, para o Ato Contra o Corte de Verbas pra Educação e por verbas emergenciais pro #salveaunb (tragam cartolina, tinta, pinceis, canetinhas)





•4a às 9h: Ato na esplanada: Contra o Corte de Verbas pra Educação e por verbas emergenciais pro #salveaunb (levem guarda-chuvas!!!)



•4a às 14h: Debate sobre Desenvolvimento Sustentável na UnB Gama (FGA)



•4a às 19h: Cineclube "Barra 68", com a presença do cineasta Vladimir Carvalho, no Auditório Dois Candangos da Faculdade de Educação (Parceria: Semana do TODO)





•5a às 12h: Assembleia Geral dos Estudantes da UnB, no Teatro de Arena

•5a às 14h: Debate sobre Coleta Seletiva e Oficina de Bioconstrução na UnB Planaltina (FUP)





•6a às 10h: Roda de Conversa sobre a legalização do aborto, a partir da Antropologia, Direito, Saúde Pública e mais, na UnB Ceilândia (FCE)

•6a às 22h30: Seletiva de Bandas da UnB, na Praça Chico Mendes (SintFub)



Lembretes:



1) Hoje, 3a feira (12/03) não haverá nenhuma aula no Campus UnB Darcy Ribeiro (Asa Norte) e o minhocão está interditado até liberação da Defesa Civil.



2) Assim que a Defesa Civil liberar o acesso ao Minhocão, será realizado um mutirão para ajudar a reconstruir os CAs, EJs e demais áreas afetadas. Por enquanto, todos devem realizar inventários e levantamentos do que foi perdido e danificado com a chuva!



Participe e ajude a divulgar!



Acompanhe informações em tempo real pelo @dceunb e pelo www.dce.unb.br!



#SalveaUnB




fonte: Yuri - eufemismo@gmail.com

Presidente Dilma incentiva intercâmbio educacional entre Brasil e EUA

Os convênios celebrados entre a AMBRA, UERR e UVA constituem-se em uma antecipação da intenção governamental brasileira, decisivamente incluída no discurso da Presidente Dilma Rousseff, quando da visita do Presidente Barack Obama ao Brasil, no dia 18/03/2011. Disse Sua Excelência que considerava a educação e a inovação temas centrais nas ! futuras parcerias a serem feitas entre o Brasil e os EUA e sug! eriu a a proximação e o avanço das experiências educacionais de ambos os países, pela ampliação do intercâmbio educacional para a construção do progresso em todas as áreas do conhecimento. Esse posicionamento do governo brasileiro, na expressão de sua maior mandatária, vai ao encontro das intenções acadêmicas da AMBRA, UVA e UERR e pode representar um marco na evolução da educação do Brasil. Abaixo, parte do discurso da Presidente Dilma Rousseff:

"A gentileza da sua visita, logo no início do meu governo, e o longo histórico de amizade entre nossos povos me permitem avançar sobre dois temas que considero centrais nas futuras parcerias que fizermos: a educação e a inovação.

Aproximar e avançar em nossas experiências educacionais, ampliando nosso intercâmbio e construindo progresso em todas as áreas do conhecimento é uma questão chave para o futuro dos nossos países.

Na pesquisa e inovação, os Estados Unidos alcançaram as mais extraordinárias conquistas nas últimas décadas, favorecendo a produtividade em diferentes setores econômicos. O Brasil, senhor presidente Obama, está na fronteira tecnológica em algumas importantes áreas, como a genética, a biotecnologia, as fontes renováveis de energia e a exploração do petróleo em águas profundas."


 
 
AMBRA College (www.ambracollege.com):
* EUA: +1 866-78-AMBRA (866 782-6272)
* Brasil: 0800-892-1174
* Inglaterra: (020) 8816 8591

Informações CAREL

Os coordenadores Gerais do CAREL, Paulo Yoshimoto e Bárbara Pontes estão recebendo informações tanto de professores, como também de alunos de REL, sobre a situação das aulas de graduação.
Pelo que consta, todas as aulas tem sido canceladas, qualquer informação a comunicação via twitter será instantânea.
Por isso, sigam o @CAREL_UNB para informações rápidas.
Espera-se o parecer do Reitor para saber da situação das aulas de amanhã. Mas é importante reforçar o ato que ocorrerá amanhã e a essencialidade da presença de todos que se importam com a UnB.

#SALVEAUNB

Nessa quarta feira haverá um ato por verbas emergenciais para a UnB, em oposição ao corte do dinheiro que seria destinado esse ano à UnB e pelo aumento do investimento do governo em educação.

O CAREL estará presente, pois acredita que a mudança só virá a partir da comoção dos mais afetados: os alunos!

Será um ato pacífico que abrange questões que vão além do estrago na UnB, mas o corte de verbas à educação.

Esse ato é uma decisão dos estudantes da UnB como um todo (daqueles que foram no CEB de ontem), que viram que devem ajudar, de algum modo, na reconstrução da UnB.

O CAREL está ciente de como é difícil ter internet em todo o campus, ter anfiteatros com tomadas, ar condicionado e carteiras arrumadas.

E se não houver a tentativa de angariar fundos é imprevisível como serão recuperados os estragos.

Não só o CAREL como todos os alunos desejam ver sua universidade plena ainda em sua graduação!

Contamos com o apoio dos leitores desse blog para recrutarmos mais pessoas para o ato:

INFOS:

Concentração no estacionamento do CEUBINHO, às 9h30, dia 13/04 (QUARTA-FEIRA)

Saída para a esplanada, às 10h.

Créditos para a fonte: Caroline Caldeira - 4º Semestre de REL

Estágio Cooperação Técnica ESAF

A Diretoria de Cooperação Técnica da Escola de Administração Fazendária - ESAF, órgão integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, está oferecendo 1 (uma) vaga para alunos de nível superior, do curso de Relações Internacionais.



As atividades a serem realizadas estão associadas à Cooperação Técnica com organismos internacionais na área de finanças públicas.



Peço sua gentileza no sentido de divulgar essa vaga entre os referidos alunos, os interessados poderão enviar currículo para o e-mail: odair.junior@fazenda.gov.br.

Resultado da CEB

Hoje em reunião do CEB expandido (11/04 - 12h, teatro de arena), ficou decidido que as primeiras atitudes a serem tomadas para aliviarmos a situação trágica em que se encontram a UnB serão as seguintes:


- Assim que a defesa civil liberar a entrada no minhocão, será realizado um multirão de limpeza e a realização do inventário das perdas dos CAs e departamentos.

- Será realizada uma oficina de cartazes e preparação para o ato de quarta feira. A oficina será realizada em frente ao RU, amanha, quarta feira (12/04) às 10 horas.

- Será realizado um ato contra o corte de verbas para a educação e a exigência de verbas para a restauração da nossa universidade. O ato terá concentração às 9 horas, em frente ao ceubinho e seguirá para a esplanada às 10 horas.

- Assembléia Geral dos Estudantes, 12 horas, no teatro de arena, dia 14/04 (Quinta-Feira).



O CAREL encoraja aqueles que apoiem o ato a retwittar as tags do dce "salveaunb" e "atocontracorte" para que cada vez mais gente participe das nossas mobilizações.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Semana do Calouro

CAREL Convida: Debate sobre o Trote


O CAREL convida toda a comunidade acadêmica para um debate sobre o trote.

O intuito de tal debate é estimular a discussão desse tema entre os alunos de Relações Internacionais, em especial os calouros, que sofrem o trote, e os veteranos de segundo semestre, que o aplicam, apresentando os prós e os contras de se praticar o trote. Gostaríamos que você viesse dar o seu depoimento e sua opinião acerca da temática.

Venha, participe e ajude a construir a universidade que você quer!

Dia: 06/04 (quarta-feira)
Hora: 12h00
Local: Auditório Joaquim Nabuco, FA