terça-feira, 31 de agosto de 2010

Seminário Internacional sobre Governança Global - Brasília (DF) - 16 e 17.09.2010

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República realiza nos próximos dias 16 e 17 de setembro o "Seminário Internacional sobre Governança Global: O papel dos Conselhos Econômicos e Sociais e de instituições similares no novo modelo de governança econômica, social e ambiental global".
Na Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento - ANC ressaltou-se que a crise econômica e financeira evidenciou a inadequação da estrutura de governança mundial. Fatores como a tendência geopolítica de deslocamento da bacia do Atlântico para a bacia do Pacífico e, no campo político, o fortalecimento do G-20 como espaço de concertação internacional sustentam a avaliação.
Além disso, o tema da presidência do CNEL, conselho econômico e social italiano, na AICESIS - Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares é "O papel dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares no novo modelo econômico, social e ambiental de governança global". O debate foi iniciado durante o período da presidência do CDES brasileiro frente à Associação, de 2008 a 2009, em que o relatório final recomendava uma melhor coordenação das políticas e atividades dos organismos internacionais, com maior criação de oportunidades de diálogo. Além disso, afirmava a necessidade de que houvesse um maior envolvimento da sociedade civil na arquitetura dos padrões de cooperação entre organizações.
Diante desta série de eventos, o CDES irá promover o Seminário Internacional sobre Governança Global com o objetivo de colher subsídios que permitam examinar o papel da sociedade civil organizada e dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares no novo modelo de desenvolvimento mundial que vem se delineando a partir da primeira década do Século XXI e que contemple as dimensões econômica, social e ambiental. A idéia é suscitar novos debates, perspectivas e desafios da governança global frente ao novo cenário internacional e nacional.
O primeiro dia do evento, no dia 16/09, será aberto ao público, e contará com as presenças do Ministro Alexandre Padilha e do presidente da AICESIS, Antonio Marzano e palestras de James Galbraith; Maria da Conceição Tavares; Claudio Salvadori Dedecca; Eduardo Viola; Xavier Timbeau; Julio Boltvinick; Randall Wray; Michael Hudson.
O segundo dia, será fechado ao público em geral, contando apenas com a participação de membros dos conselhos econômicos e sociais, e será dedicado à realização de discussões em grupos de trabalho, seguida por uma plenária para a apresentação do resultados dos debates nos GTs.

0 comentários:

Postar um comentário