domingo, 7 de novembro de 2010

XVI Semana Jurídica da Universidade de Brasília




Conexões: América Latina

De 24 a 26 de Novembro de 2010





Quarta (24/11)

Às 09h

Painel 1: Novos rumos do constitucionalismo na América Latina



Cláudio Nash Rojas: pesquisador/coordenador do Centro de Direitos Humanos da Universidade do Chile. Professor titular da cátedra de Direito Internacional dos Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade do Chile.

Carlos Escarrá: deputado federal venezuelano. Membro do Partido Socialista Unido de Venezuela. Ex-ministro da Suprema Corte venezuelana.

José Ribas Vieira: professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Ohio. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Menelick de Carvalho Netto: professor associado de Direito Público da Universidade de Brasília. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais



Às 19h

Oficinas simultâneas

- Diplomacia judicial e Estado Cooperativo na América Latina, sob coordenação de Christine Peter



- Direitos da criança e do adolescente nos países latino-americanos, sob coordenação de Humberto Góes

(há outras oficinas a serem confirmadas – em breve, atualização na programação)


Quinta (25/11)

Às 09h

Painel 2: Direito ao desenvolvimento: o endividamento dos países latino-americanos



Alejandro Olmos Gaona: professor da cátedra de Dívida Externa da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Pesquisador do Programa de Dívida Externa Ilegítima da Federação Luterana Mundial. Ex-assessor da Presidência da República do Equador.

Hugo Arias Palacios: presidente da Rede Latinoamericana sobre Dívida, Desenvolvimento e Direitos (Latinidadd). Membro da Comissão pela Auditoria Integral do Crédito Público – Equador (CAIC).

Reinaldo Gonçalves: professor titular de Economia Internacional do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ph.D. em Economia pela University of Reading, Inglaterra. Mestre em Economia pela EPGE-FGV.

Rodrigo Ávila: coordenação da Auditoria Cidadã da Dívida Pública brasileira.



Às 19h

Conexões: Cinema em debate

Exibição do filme “A História Oficial”: drama argentino que retrata as descobertas pessoais de uma família em meio a memórias e cicatrizes do período ditatorial do país. Mesa de debate com:

Cristiano Paixão: doutor em Direito pela UFMG. Mestre em Direito pela UFSC. Professor Adjunto da Universidade de Brasília.

Douglas Pinheiro: mestre em Direito pela UnB. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Goiás. Professor Assistente da UFG e cineasta.



Sexta (26/11)

Às 09h

Painel 3: A reinvenção da América Latina através da luta por reconhecimento de minorias



Alonso Barros: professor da Universidade Católica do Norte do Chile. Pesquisador em Antropologia do Direito Moderno na London School of Economics and Political Science. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge.

Maria Amélia Teles: diretora da União de Mulheres de São Paulo e uma das idealizadoras do projeto Promotoras Legais Populares.

Alejandra Leonor Pascual: professora da Universidade de Brasília. Ph.D pela Universidad Autónoma de México. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Instituto Latinoamericano de Servicios Legales Alternativos.



Às 19h

Painel 4: A transição democrática na América Latina: justiça de transição e leis de anistia



Félix Reatégui: membro da Comissão de Reconciliação e Verdade do Peru. Doutor em Sociologia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Peru.

Julio Llanán Nogueira: professor da cátedra de Direito Constitucional da Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Coordenador do Programa de Educação para a Paz.

Vera Karam de Chueiri: professora de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Filosofia pela New School for Social Research, Estados Unidos.



Para mais informações, visite o  blog: http://semanajuridicaunb.wordpress.com/


Realização: CADir - UnB

Contato: unb.cadir@gmail.com

Inscrições a partir de 15/11 na FA-UnB (R$20,00 para estudantes da UnB e R$30,00 para público externo)

0 comentários:

Postar um comentário