quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aula Magna do CAREL

Professor afirma que política externa de Obama é semelhante a de Bush
Em Aula Magna do CA de Relações Internacionais, professor do Departamento de História faz levantamento e avalia a situação atual dos norte-americanos
Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB


O Centro Acadêmico de Relações Internacionais (Carel) da Universidade de Brasília organizou uma Aula Magna para receber os calouros. O escolhido para falar aos novos alunos foi o professor do Departamento de História, Virgílio Caixeta Arraes, que fez a palestra Política externa americana: aspectos de formulação e materialização. A atividade desta quarta-feira, 13 de outubro, é parte da Semana do Calouro organizada pelo Carel. Visita à Biblioteca Central da UnB e ao Itamaraty também estão previstas na programação.

Virgílio avaliou as dificuldades do democrata Barack Obama em relação à política externa dos Estados Unidos e destacou a situação herdada por seu antecessor, o republicano George W. Bush. “O governo anterior deixou duas guerras desfavoráveis e uma crise econômica”, disse. “As tropas americanas estão no Iraque há sete anos e no Afeganistão há nove”. O professor disse ainda que a política externa não é priorizada no país porque é preciso resolver problemas da política interna para contornar a crise econômica, que desalojou milhares de americanos e aumentou os índices de desemprego.

“A política externa dos Democratas não tem sido diferente da defendida pelos Republicanos”, afirma Virgílio. Segundo ele, a realidade atual dos Estados Unidos em relação à política externa não está de acordo com o discurso de campanha de Obama, que prometeu o fim da presença militar no Iraque e o combate ao terror com foco nos grupos terroristas, e não em países. “Obama teve prestígio da comunidade internacional com vistas a renovar os EUA e não para manter as diretrizes de Bush”, afirma o professor.

Larissa Araújo, membro da coordenadoria acadêmica do Carel, explicou que a escolha do palestrante foi consenso entre os membros do centro acadêmico. “O professor é conhecido tanto no Instituto de Relações Internacionais quanto no Departamento de História e tem boa didática”, diz. “Como a área de estudo dele são os EUA, tem propriedade para falar sobre o tema”.

A programação da Semana do Calouro continua com o Trote Solidário organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) na sexta-feira, 15. Na segunda-feira, 18 de setembro, será a vez da apresentação de projetos de Extensão, no Auditório Joaquim Nabuco. No dia 22, os calouros serão recebidos na FA com café da manhã, às 9h. Depois, seguirão para visita à BCE e, à tarde, ao Itamaraty. Mais informações podem ser obtidas pelo blog do Carel.

Texto: UnB Agência

0 comentários:

Postar um comentário