quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Professores do Irel reivindicam mais espaço

Colegiado do instituto se reuniu com o reitor e decanos para apresentar demandas da unidade
Juliana Braga - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Marcelo Camargo/UnB Agência

Professores do Instituto de Relações Internacionais querem mais espaço para atividades acadêmicas e administrativas. O colegiado do Irel conversou sobre o assunto com o reitor José Geraldo de Sousa Junior e os decanos nesta terça-feira, 24 de novembro. Os docentes reclamam que faltam salas e o que espaço dedicado à área administrativa, 83m², é muito pequeno.
Para maior detalhe, clique em Leia Mais

O reitor informou que o problema será resolvido em duas frentes. A primeira será a realocação de turmas para salas que ficarão vagas com o término da construção de novos prédios. Com os edifícios da Biologia, da Química e o da Face, que receberá o curso de Contabilidade, hoje na FA, salas de aula serão liberadas para todos os departamentos da UnB.

A outra frente será a construção de prédios. Até a próxima sexta-feira, será aberta licitação para erguer dois blocos de salas de aula, semelhantes aos pavilhões, nas pontas do Minhocão. No futuro, também será construído prédio para abrigar o Irel e o Instituto de Ciência Política.

Até lá, somente a realocação da Contabilidade para o novo edifício da Face dará 500m² a mais para o Irel. Mais tarde, com o prédio próprio, o instituto terá 2.214m². O projeto está pronto e orçado em R$ 3,4 milhões.

BARULHO – Outro problema levantado pelos professores foi o barulho no Centro Acadêmico de Contabilidade, que divide parede com salas de aula da FA. “Não adianta pedir para fazerem silêncio”, desabafa a professora Norma dos Santos. Norma contou o episódio em que um aluno foi pego com uma garrafa de bebida alcoólica.

A decana de Assuntos Comunitários, Rachel Nunes, explicou não ter conhecimento desse caso específico, mas lembrou que o tema é discutido na Câmara de Assuntos Comunitários. “A política da administração é tomar medidas pedagógicas e não repressivas”, esclarece a decana.

Para resolver o problema do barulho, Rachel se comprometeu em marcar reunião com os estudantes e com a equipe do decato. “Para falar em qualidade de vida para comunidade acadêmica, precisamos trabalhar de forma integrada”, completa.

REITORIA ITINERANTE

A reunião desta terça-feira faz parte da política de gestão de criar canais de comunicação entre a administração e as unidades acadêmicas. “Esse tipo de encontro é muito importante, porque aqui está toda a equipe para diálogo direto”, reforça o reitor José Geraldo.

O colegiado saiu satisfeito com o encontro. “É a primeira vez que vejo essa disposição e essa preocupação com o diálogo em uma administração dessa universidade”, disse a professora Maria Helena Santos.

Texto original por UnB Agência

0 comentários:

Postar um comentário