sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Greve! Terça-feira, 24 de novembro de 2009


Professores marcam greve para terça-feira

Decisão pretende pressionar o governo a pagar a URP para todos os docentes, mas pode impedir a conclusão do semestre letivo
- Da Secretaria de Comunicação da UnB


Os professores da Universidade de Brasília decidiram entrar em greve geral a partir da próxima terça-feira. A decisão, deliberada em reunião na manhã desta quinta-feira por 105 votos a favor e uma abstenção, tem o objetivo de paralisar a UnB como forma de pressionar o Ministério do Planejamento a pagar a URP a todos os docentes. O ato de protesto pode impedir a conclusão do semestre letivo. Um dos itens aprovados na reunião pede que as notas finais dos alunos não sejam lançadas.




“Só estamos recebendo a URP por causa das ameaças dos indicativos de greve, desde setembro. Mas todo mês, apesar das promessas de solução, a história se repete. Chegou a hora de fazermos uma grande mobilização para afastar de vez a ameaça de corte em nossos salários”, declarou o professor do Departamento de Filosofia e membro do Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da UnB (Adunb), Rodrigo Dantas.

Outra assembleia será realizada na terça para deflagrar a greve. "Não é para fircarmos em casa, vamos passar nos departamentos para conversar com professores e estudantes e explicar que aceitar o corte é decretar a morte do ensino de qualidade", afirmou Flávio Botelho, presidente da AdunB. Unir as três categorias numa greve geral é a meta da associação, que se reúne às 17h com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindiicato dos Servidores da UnB (Sintfub).

Entre os sete itens votados na assembléia, que lotou o auditório da Engenharia Civil, na Faculdade de Tecnologia, está a decisão de não entregar as notas finais dos estudantes. "É o meio que temos de parar a universidade e pressionar o Ministério do Planejamento. E temos que fazer isso agora, pois em janeiro e fevereiro a UnB vai estar vazia e nós vamos perder o poder de mobilização", argumentou Rodrigo Dantas. Na segunda-feira, haverão reuniões em todos os campi.

ISONOMIA - Durante a assembléia, Flávio Botelho frisou que o posicionamento da administração é favorável ao pagamento da URP. "O reitor já se manifestou pela isonomia (garantia dos mesmos benefícios a todos os professores). Não há como acharmos um culpado. A situação é complexa", afirmou. Na última segunda-feira, a Secretaria de Recursos Humanos divulgou nota oficial sobre as dificuldades no pagamento da URP para 503 professores e funcionários contratados a partir de outubro de 2008.

Textos: UnB Agência.
Ilustração: Pompeii the last day

0 comentários:

Postar um comentário