sábado, 28 de novembro de 2009

Eventos – Concurso para a carreira de diplomata

O Instituto Rio Branco (IRBr) e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) comunicam que o candidato poderá solicitar a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2010, solicitada no período entre 15 horas do dia 10 de novembro de 2009 e 23 horas e 59 minutos do dia 13 de dezembro de 2009, horário oficial de Brasília/DF.

Mensagem original de Mundorama

Evento – Call for Papers – Brazil, an emerging power? A special issue os RBPI

The economic opening of the 1990s prepared Brazil to have an important role in the international system. At the 21st century, the country took out from poverty about twenty million citizens, promoted economic growth, advanced South American integration, kept traditional partnerships with the North, established coalitions with emerging countries and became a leader in several multilateral negotiations.

Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI (http://www.scielo.br/rbpi) will publish in September 2010 a special issue organized by Amado Luiz Cervo, Professor Emeritus of the University of Brasília...

Clique em Leia Mais...



This number aims at evaluating the performance of Brazil in the international system during the two mandates of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Thus, we welcome submissions focused on the following thematic axes: multilateral negotiations agenda, bilateral partnerships, internationalization of the economy, foreign trade, coalitions and regional blocks, energy, environment and security issues.

All submissions should be original and unpublished, must be in the range of 50,000 characters (including spaces and footnotes), must be written in English, including an abstract of less then 70 words [and 3 key-words in English]. Follow the Chicago System (author, date), in accordance with the examples below:

For articles:
CERVO, Amado Luiz (2003). Política exterior e relações internacionais do Brasil: enfoque paradigmático. Revista Brasileira de Política Internacional, Vol. 46, Nº 1, p. 5-25.

For books:
SARAIVA, José Flávio S. , Ed. (2003). Foreign Policy and Political Regime. Brasília: IBRI, 364 p.

For documents on the internet:
PROCÓPIO, Argemiro (2007). A hidropolítica e a internacionalização amazônica, published at Mundorama.net [http://mundorama.net/2007/09/13/a-hidropolitica-e-a-internacionalizacao-amazonica/]. Available on: 18/04/2009.

All contributions will be submitted to blind peer review. Submissions to this special issue should be send to brazilunderlula@ibri-rbpi.org untill 30th of June 2010.


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Palestra "Dinâmicas Atuais no Oriente Médio: Desconstruindo Mitos"

Caros alunos, funcionários e professores do Instituto de Relações Internacionais,


É com grande satisfação que o Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CAREL) da Universidade de Brasília, em iniciativa conjunta com o Prof. Dr. Fúlvio Eduardo Fonseca, convida a comunidade acadêmica para a palestra:


Dinâmicas Atuais no Oriente Médio: Desconstruindo Mitos

Palestrante: Profa. Dra. Juliana Johann

Data: 27 de novembro de 2009, sexta-feira, às 16 horas

Local: Auditório Joaquim Nabuco, Prédio da FACE (FA), Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília.




Juliana Johann atualmente é uma das maiores especialistas em Oriente Médio no Brasil. Foi conselheira para assuntos internacionais da presidência do Palestine Monitor, porta-voz de uma rede de 97 ONG´s palestinas, sediada em Ramallah, na Palestina Ocupada, onde residiu por 4 anos. Na Palestina, também assessorou um candidato nas eleições presidenciais e atuou como observadora internacional de monitoramento eleitoral em eleições nacionais presidenciais e legislativas. Além disso, participou como delegada observadora na 62ª Sessão Anual da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra. Sua vasto currículo na área inclui experiências no ACNUR, na Suíça, na ONG ACSUR las Segóvias, e no Iraqi Refugee Aid Council, na Grã-Bretanha.



Seu currículo Lattes pode ser acessado através do link abaixo:

http://buscatextual .cnpq.br/ buscatextual/ visualizacv. jsp?id=K4763476D 8


Contamos com a participação de todos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Professores do Irel reivindicam mais espaço

Colegiado do instituto se reuniu com o reitor e decanos para apresentar demandas da unidade
Juliana Braga - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Marcelo Camargo/UnB Agência

Professores do Instituto de Relações Internacionais querem mais espaço para atividades acadêmicas e administrativas. O colegiado do Irel conversou sobre o assunto com o reitor José Geraldo de Sousa Junior e os decanos nesta terça-feira, 24 de novembro. Os docentes reclamam que faltam salas e o que espaço dedicado à área administrativa, 83m², é muito pequeno.
Para maior detalhe, clique em Leia Mais

O reitor informou que o problema será resolvido em duas frentes. A primeira será a realocação de turmas para salas que ficarão vagas com o término da construção de novos prédios. Com os edifícios da Biologia, da Química e o da Face, que receberá o curso de Contabilidade, hoje na FA, salas de aula serão liberadas para todos os departamentos da UnB.

A outra frente será a construção de prédios. Até a próxima sexta-feira, será aberta licitação para erguer dois blocos de salas de aula, semelhantes aos pavilhões, nas pontas do Minhocão. No futuro, também será construído prédio para abrigar o Irel e o Instituto de Ciência Política.

Até lá, somente a realocação da Contabilidade para o novo edifício da Face dará 500m² a mais para o Irel. Mais tarde, com o prédio próprio, o instituto terá 2.214m². O projeto está pronto e orçado em R$ 3,4 milhões.

BARULHO – Outro problema levantado pelos professores foi o barulho no Centro Acadêmico de Contabilidade, que divide parede com salas de aula da FA. “Não adianta pedir para fazerem silêncio”, desabafa a professora Norma dos Santos. Norma contou o episódio em que um aluno foi pego com uma garrafa de bebida alcoólica.

A decana de Assuntos Comunitários, Rachel Nunes, explicou não ter conhecimento desse caso específico, mas lembrou que o tema é discutido na Câmara de Assuntos Comunitários. “A política da administração é tomar medidas pedagógicas e não repressivas”, esclarece a decana.

Para resolver o problema do barulho, Rachel se comprometeu em marcar reunião com os estudantes e com a equipe do decato. “Para falar em qualidade de vida para comunidade acadêmica, precisamos trabalhar de forma integrada”, completa.

REITORIA ITINERANTE

A reunião desta terça-feira faz parte da política de gestão de criar canais de comunicação entre a administração e as unidades acadêmicas. “Esse tipo de encontro é muito importante, porque aqui está toda a equipe para diálogo direto”, reforça o reitor José Geraldo.

O colegiado saiu satisfeito com o encontro. “É a primeira vez que vejo essa disposição e essa preocupação com o diálogo em uma administração dessa universidade”, disse a professora Maria Helena Santos.

Texto original por UnB Agência

sábado, 21 de novembro de 2009

Apresentação de Danças Folclóricas Chinesas

Realizado no dia 19 de novembro, quinta-feira, por Instituto Confúcio da UnBe Instituo de Comunicação de Hebei, o Amostra de Danças Folclóricas Chinesas atraiu cerca de 500 espectadores, durante a noite chuvosa.

Composto por 11 números inéditos, o Centro Comunitário da UnB recebeu uma equipe de 22 artistas e técnicos do Instituto de Comunicação de Hebei - China. O espetáculo ganhou aplausos de diplomatas, autoridades e estudantes de Brasília

mais fotos e vídeos visite: http://picasaweb.google.com.br/carrelunb/DancasChinesas_19112009#


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Greve! Terça-feira, 24 de novembro de 2009


Professores marcam greve para terça-feira

Decisão pretende pressionar o governo a pagar a URP para todos os docentes, mas pode impedir a conclusão do semestre letivo
- Da Secretaria de Comunicação da UnB


Os professores da Universidade de Brasília decidiram entrar em greve geral a partir da próxima terça-feira. A decisão, deliberada em reunião na manhã desta quinta-feira por 105 votos a favor e uma abstenção, tem o objetivo de paralisar a UnB como forma de pressionar o Ministério do Planejamento a pagar a URP a todos os docentes. O ato de protesto pode impedir a conclusão do semestre letivo. Um dos itens aprovados na reunião pede que as notas finais dos alunos não sejam lançadas.




“Só estamos recebendo a URP por causa das ameaças dos indicativos de greve, desde setembro. Mas todo mês, apesar das promessas de solução, a história se repete. Chegou a hora de fazermos uma grande mobilização para afastar de vez a ameaça de corte em nossos salários”, declarou o professor do Departamento de Filosofia e membro do Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da UnB (Adunb), Rodrigo Dantas.

Outra assembleia será realizada na terça para deflagrar a greve. "Não é para fircarmos em casa, vamos passar nos departamentos para conversar com professores e estudantes e explicar que aceitar o corte é decretar a morte do ensino de qualidade", afirmou Flávio Botelho, presidente da AdunB. Unir as três categorias numa greve geral é a meta da associação, que se reúne às 17h com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindiicato dos Servidores da UnB (Sintfub).

Entre os sete itens votados na assembléia, que lotou o auditório da Engenharia Civil, na Faculdade de Tecnologia, está a decisão de não entregar as notas finais dos estudantes. "É o meio que temos de parar a universidade e pressionar o Ministério do Planejamento. E temos que fazer isso agora, pois em janeiro e fevereiro a UnB vai estar vazia e nós vamos perder o poder de mobilização", argumentou Rodrigo Dantas. Na segunda-feira, haverão reuniões em todos os campi.

ISONOMIA - Durante a assembléia, Flávio Botelho frisou que o posicionamento da administração é favorável ao pagamento da URP. "O reitor já se manifestou pela isonomia (garantia dos mesmos benefícios a todos os professores). Não há como acharmos um culpado. A situação é complexa", afirmou. Na última segunda-feira, a Secretaria de Recursos Humanos divulgou nota oficial sobre as dificuldades no pagamento da URP para 503 professores e funcionários contratados a partir de outubro de 2008.

Textos: UnB Agência.
Ilustração: Pompeii the last day

Mahmoud Ahmadinejad no IESB, segunda-feira, 23/nov/2009, às 18h


Debate com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, estará no IESB da 613/614 sul, na próxima segunda-feira, dia 23/11, às 18 horas, para debater suas ideias com a população de Brasília.

Ahmadinejad estará aberto a perguntas de temas que vêm provocando polêmica na comunidade internacional como a inexistência do holocausto, o domínio da tecnologia nuclear e a perseguição religiosa.

A entrada é gratuita.


-


- Para maior detalhe da visita do Dr. Ahmadinejad, segue link a notícia de G1:

Visita de Ahmadinejad terá comitiva de 280 autoridades iranianas.

Texto copiado de BrasíliaWeb, questões autorais favor entrar em contato com o CAREL.log

Foto: uso sob termos de licença de GNU Free Documentation License. link original em Wikipedia.org

sábado, 14 de novembro de 2009

Concepts, Histories and Theories of International Relations for the 21th Century: Regional and National Approaches


Novo livro da edição do Prof. Dr. José Flávio Sombra Saraiva “Concepts, Histories and Theories of International Relations for the 21th Century: Regional and National Approaches” foi publicado em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais.

No dia 10 de novembro, foi realizado Seminário de apresentação da obra “Concepts, Histories and Theories of International Relations for the 21th Century: Regional and National Approaches” por Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - IREL-UnB e Instituo Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI

No dia 13 de novembro, Lançamento do Livro e sessão de autógrafos, em torno de coquetel, no Restaurante Carpe Diem,

ACESSO AO LIVRO: O livro poderá ser adquirido na Secretaria da Pós-Graduação em RI, IREL, com Odalva ou Gustavo, no valor de R$50,00.

Clique em Leia Mais... para maior detalhe dos Eventos e para o sumário do livro.



Programação do Seminário

PRIMEIRA SESSÃO: 14 – 15 horas

Novas teorias, historiografias e conceitos para as Relações Internacionais do século 21
§ Presidência: Prof. Ana Flávia Barros-Platiau (Diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais - Reitoria UnB e Professora de Relações Internacionais da UnB)

§ Dois comentários:
§ Prof. Dr. José Flávio Sombra Saraiva (O sentido da obra)
§ Prof. Dr. Amado Luiz Cervo (Conceitos em RI)

§ Comentaristas:
§ Prof. Dr. Antonio Carlos Lessa, UnB e IBRI (A dimensão institucional da pesquisa em história das RI e o Programa Renato Archer)
§ Profa. Dra. Cristina Inoue, UnB (A teoria e a história em RI juntas na UnB)

SEGUNDA SESSÃO: 15 – 16 horas


Olhares de condor sobre a obra em lançamento
§ Presidência: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vidigal, UnB e diretor do IBRI


§ Exposição em torno da obra: Profa. Dra. Tânia Pechir G. Manzur, UCB e IBRI (Conceitos, teoria e novas propostas pedagógicas para o ensino de RI: a importância da obra organizada por Sombra Saraiva)


§ Comentários:


§ Profa. Dra. Julie Schmied, UnB (Comentário abrangente à obra)
§ Profa. Dra. Ana Flávia Platiau UnB, diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais, Reitoria (Comentário ao capítulo do Prof. Zorgbibe)
§ Prof. Dr. Antonio Jorge Ramalho, UnB e IBRI (Comentário abrangente à obra)
Sumário do livro Concepts, Histories and Theories of International Relations for the 21th Century: Regional and National Approaches

§ Acknowledgment


§ Introduction: Alternative Views to International Relations for the Beginning of the 21st Century, por José Flávio Sombra Saraiva

§ Are There Regional and National Conceptual Approaches to International Relations?, por José Flávio Sombra Saraiva

§ Concepts of International Relations, por Amado Luiz Cervo

§ Is There a British or American Approach to International Relations?, por Christopher Coker

§ Le monde arabe, la theorie et la pratique des relations internationales, por Zidane Zeraoui

§ Africa, Asia and Latin America’s Concepts to International Relations, por Gladys Lechini

§ Latin American Concepts and Theories and Their Impacts to Foreign Policies, por Raul Bernal-Meza

§ Mexico: Constant Priorities, Variable Theoretical Approaches to International Relations, por Jorge Schiavon

§ Peripheric Realism: An Argentine Building-Theory Experience, por Carlos Escudé

§ Conclusion: Nouveau bilan, nouvelle perspective, por José Flávio Sombra Saraiva

§ Apendix – Une contribution europeene pour la theorie et pour la pratique des relations internationales

§ Vers un nouveau droit de la securité internationale?, por Charles Zorgbibe

Texto adaptado de http://www.politicaexterna.com/archives/6637

Seminário “Além do Muro – 20 Anos da Queda do Muro de Berlim”

- Foi realizado no dia 12 de novembro de 2009, por Departamento de História da UnB e a Embaixada da República Federal da Alemanha e o Goethe-Zentrum Brasília o Seminário “Além do Muro – 20 Anos da Queda do Muro de Berlim”, no Auditório da Reitoria da UnB

Click em Leia Mais... para a programação completa.

-

Programa:

8.30 – Abertura

9.00 – Documentário: A Queda do Muro de Berlim

9.30 – Palestra do Prof. Dr. Edgar Wolfrum (Universidade de Heidelberg):

  • Dois eventos que marcaram a época: Construção (1961) e Queda do Muro de Berlim (1989)
  • Comentários: Estevão Martins e Wolfgang Döpcke (UnB)

14.30 – Mesa Redonda I: Muros simbólicos e reais

  • Hartmut Günther (UnB): (I)mobilidade e (des)apego: Reflexões sobre um muro
  • Gustavo Lins Ribeiro (UnB): A queda de todos os muros

16.30 – Mesa redonda II: O mundo após a queda

  • Paulo Roberto Almeida (MRE): Um outro mundo possível: Alternativas históricas, antes e depois do muro de Berlim
  • Virgílio Caixeta Arraes (UnB): Estados Unidos: da liderança eufórica à crise de confiança (1989-2009)
Para ler mais comentários do Professor alemão Edgar, segue o link: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=2612


Texto adaptado do informe de IREL, postado em 11 de novembro de 2009.

Projeto Biblioteca do CAREL

Caríssimos colegas,

O Centro Acadêmico de Relações Internacionais tem o prazer de anunciar lançamento do projeto Biblioteca do CAREL. O projeto tem o objetivo de angariar doações de maneira a construir um pequeno acervo, diversificado e acessível, à disposição de qualquer interessado.

A atual gestão percebeu, após a organização de alguns materiais deixados espontaneamente no CAREL, que houve um positivo reaproveitamento de livros e textos xerocados de matérias centrais ao curso, como TRI 1 e EPI 1. Resolvemos estimular este processo, institucionalizando-o.

Acreditamos que essa iniciativa possibilitará não somente uma economia de gastos em xerox, como também facilitará a socialização do conhecimento e o incentivo ao reaproveitamento sustentável de papel.

Pedimos àqueles que possuam livros, periódicos ou textos xerocados que não estejam sendo utilizados, que o disponibilizem para o projeto! Seguem abaixo algumas regras básicas.

Regras – Doação

I. Aceita-se a doação de:
1. Quaisquer livros;
2. Revistas ou periódicos relacionados à área de Relações Internacionais;
3. Textos xerocados de quaisquer matérias, desde que estejam em bom estado, completos e com a identificação da matéria;

II. A doação poderá ser feita:

1. Para qualquer membro da Coordenadoria Acadêmica;
Maíra Carvalho, 4º semestre
Luiza Nakamura, 4º semestre
João Augusto, 4º semestre
Corina Nassif, 2º semestre
2. Através de depósitos na caixa da Biblioteca do CAREL.

Regras - Empréstimo

1. Pegou um livro, devolva. Contamos com o seu bom senso;
2. Preze pela boa conservação do material;


A caixa de doações estará disponível no Centro Acadêmico a partir do dia 23 de novembro, segunda-feira.

Atenciosamente
--
Coordenadoria Acadêmica
CAREL – Gestão Eficiência