quarta-feira, 30 de maio de 2012

Suspensão das atividades de Graduação do IREL

Hoje às 14h30 foi realizada reunião dos professores do IREL, na qual foi aprovada a suspensão das atividades de graduação, em votação por consenso.

Os professores apenas ressaltaram que paralisarão suas disciplinas de acordo com o que foi decidido com os alunos, e não imediatamente.

O CAREL se pronunciou fazendo um panorama geral da greve, e lembrando que diversos institutos e departamentos já aderiram. Foi solicitada então uma decisão unificada dos professores, que responderam com a suspensão das aulas de graduação. A paralisação da pós-graduação será discutida em reunião posterior.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Convocação da Assembleia Geral dos Estudantes (AGE) - 31/05 12h

A Comissão Eleitoral 2012 do CAREL convoca todos os estudantes do curso para a Assembleia Geral de Estudantes, que será realizada no dia 31/05/2012 (quinta-feira) às 12h nos jardins da FA.

É de extrema importância que os estudantes compareçam, para que seja alcançado o quórum mínimo de 1/3 dos estudantes (129 alunos), para que possa haver a deliberação (segundo o Estatuto do CAREL).

Pauta:
1. Paralisação dos estudantes

Evento no facebook: http://www.facebook.com/events/387651171272520/?context=create
É necessária a apresentação de documento com foto.
Compareçam! Qualquer dúvida, contate a Comissão Eleitoral pelo e-mail: carrel.unb@gmail.com .

Nota sobre o CEB do dia 29/05

Hoje foi realizado, às 12h, no anfiteatro 12 do ICC, o Conselho de Entidade de Bases (CEB) que reúne todos os CAs e o DCE da UnB para deliberação sobre a greve estudantil.

Após os costumeiros informes, foi colocada em pauta uma moção para apoio à greve dos professores da UnB. Após alguns discursos contra e outros a favor, a moção foi aprovada por maioria simples.
O CAREL se posicionou a favor de tal moção, tendo em vista o posicionamento dos professores do IREL e a validade das questões levantadas pela greve. Apesar da instituição da greve poder ser questionada como melhor meio para obter as reivindicações desejadas, entendemos que a moção tinha apenas o caráter de mostrar suporte a um movimento legítimo, o que justificou nosso voto.

O segundo ponto tratado foi a greve estudantil. Após diversos discursos e palavras de ordem proferidas por ambos os lados da disputa, a moção levantada foi para votação. O CAREL posicionou-se contra a estudantil. Primeiramente, por entender que assim se posiciona a maioria dos estudantes do curso, que são contrários à paralisação. Também por acreditar que existam outros instrumentos de pressão que podem ser utilizados pelos estudantes, e por valorizar prioritariamente o diálogo.

Após a votação, a greve estudantil foi aprovada por 22 votos a favor contra 20 contrários. 
O CAREL reitera que, como tem feito em sua tradição, aceita e acata a decisão de um conselho guiado de maneira legítima, mesmo tendo posicionado-se contra algumas decisões.
Assim sendo, a Comissão Eleitoral convocará a Assembleia Geral dos Estudantes (AGE), para que essa possa  discutir (em caráter deliberativo, se houver o quórum necessário) sobre as decisões do CEB, entendendo que tal pauta é de fundamental discussão entre todos os estudantes, e não condiz apenas à Comissão Eleitoral.

Além disso, gostaríamos de reiterar que somos contra todo e qualquer uso de violência contra qualquer pessoa, e prezaremos pela não utilização de piquetes e outros instrumentos que prejudiquem a liberdade de escolha dos indivíduos, incluindo aqueles que possam vir a prejudicar a greve, por a tornarem ilegal perante as leis.

domingo, 27 de maio de 2012

Fim da Gestão Presença e Calendário Eleitoral

Está instaurada, a partir de hoje 27/05/2012, a Comissão Eleitoral do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

Segue o calendário eleitoral, lembrando que este está sujeito a alterações:

28 de maio - Início do período para inscrições de chapas
6 de junho - Fim do período para inscrições de chapas
12 e 13 de junho - Votação em urna única na FA
14 de junho - Contagem dos votos
14 de julho - Posse da chapa eleita

As chapas interessadas deverão se inscrever da seguinte forma:

1. Enviar um e-mail para carrel.unb@gmail.com (até as 23:59 do dia 6 de junho de 2012) com:
- Nome da chapa;
- Nome, número de matrícula, semestre e coordenadoria de cada membro da chapa;

2. Deverá ser entregue (até às 23:59 do dia 6 de junho de 2012) para algum membro da Comissão Eleitoral a cópia do comprovante de matrícula de todos os membros da chapa.


A partir do dia 6 de junho poderão ser feitas campanhas das chapas.
Nos dias 12 e 13 de junho ocorrerão as votações aos cuidados da comissão eleitoral.
No dia 14 de junho será feita a contagem dos votos pela comissão eleitoral com a presença de pelo menos um integrante de cada chapa.


Qualquer dúvida contatar a comissão eleitoral ou enviar email para: carrel.unb@gmail.com

Os membros da comissão eleitoral são:

Nicolas Wulk
Amanda Evelyn
Raíssa Vitório
Débora Lobato
Sophia Afonso
Felipe Oliveira Dias
Nathália Fernandes
Larissa Bertolo
Eduardo Sena
Caroline Blasque





segunda-feira, 7 de maio de 2012