quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI

O Encontro Nacional da ABRI é o maior evento de Relações Internacionais que se realiza regularmente no país. Em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo a Associação Brasileira de Relações Internacionais irá realizar a terceira edição do evento em São Paulo, entre 20 e 22 de julho de 2011.

O tema central desta terceira edição será Governança Global e Novos Atores. O Encontro procurará refletir sobre as mudanças e a redefinição da ordem internacional contemporânea no que se refere à sua governabilidade e ao papel dos atores sociais na construção desta ordem. Desta maneira entendemos que essa parceria é muito importante para oportunizar momentos de reflexão sobre o tema em uma instituição que se afirma como centro de referência no estudo de relações internacionais no país.

O evento pretende analisar, avaliar e discutir as múltiplas dimensões da governança global em relação aos vários aspectos que envolvem a inserção internacional de atores não estatais sociais. O Encontro será uma oportunidade única para refletir sobre as mudanças que aquela categoria de ator vem pressionando na ordem internacional do pós-Guerra Fria. O processo de Governança global é tema chave para a compreensão dos temas e atores emergentes da política internacional contemporânea. Com o fim da Guerra Fria, a Governança global emergiu como um dos processos em que é possível distinguir novas formas de constituição do internacional, ao mesmo tempo em que é possível perceber o amadurecimento e definição de novos arranjos institucionais e políticos que tenta captar e definir a natureza da atuação de atores não-estatais assim como as tensões que esses atores estabelecem em relação a outros de natureza estatal e multilateral.

Informações adicionais podem ser obtidas diretamente no site do evento, que se acessa aqui.

fonte: Mundorama

0 comentários:

Postar um comentário