segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UnB está entre finalistas do prêmio Melhores Universidades - Curso de REL avaliado com cinco estrelas!

Universidade concorre nas categorias de Ciências Sociais e Humanas e de Comunicação e Informação


A Universidade de Brasília está entre as finalistas da 6ª edição do Prêmio Melhores Universidades, organizado pelo Guia do Estudante da Editora Abril. A UnB concorre nas categorias de Ciências Sociais e Humanas e de Comunicação e Informação. O resultado final só será divulgado no dia 4 de outubro em São Paulo, mas a organização da premiação já divulgou as notas que os cursos da Universidade receberam. A UnB recebeu cinco estrelas em 15 cursos.


O Guia do Estudante avaliou 10.049 cursos de 1.439 instituições. Dessas, apenas 651 receberam estrelas em algum curso. Para avaliar, a organização do prêmio recrutou pelo menos cinco professores para analisar questionários respondidos pelos coordenadores e diretores de cada um dos cursos. No total, 3.008 professores e especialistas participaram da formulação do parecer.

É o segundo ano consecutivo em que a UnB está entre os finalistas na categoria Ciências Humanas e Sociais. No ano passado a instituição ficou em primeiro lugar. Para o diretor do Instituto de Ciências Humanas, a avaliação mostra que a qualidade da área é antiga e não só está sendo mantida, como crescendo. “A UnB mantém posição de liderança nesse campo e se torna atrativa para quem quer estudar essas áreas”, explica.

O diretor explica que a locomotiva da área de Ciências Humanas é o curso de História, que na avaliação em 2010 recebeu cinco estrelas. Segundo ele, o segredo do curso é a qualidade do corpo docente e os projetos pesquisa multidisciplinares, que motivam os alunos. “Nossos estudantes não estão interessados apenas em nota para ser aprovados”, destaca.

ESTREIA - A UnB estreia esse ano entre os finalistas na categoria Comunicação e Informação. Biblioteconomia e Arquivologia são dois dos cursos da área que receberam cinco estrelas na avaliação. No começo do ano, o departamento do qual os cursos faziam parte virou faculdade e, para o vice-diretor Rogério de Araújo Júnior, a avaliação mostra a legitimidade da mudança. “É o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo”, completa. Rogério comemora a avaliação dos cursos, que colaborou para a Universidade estar entre as finalistas da categoria. “É muita responsabilidade e estamos fazendo a nossa parte”, afirma.

Segundo ele, o que destaca os cursos de Biblioteconomia e Arquivologia da UnB é a proximidade com os órgãos públicos, que demandam esse tipo de profissional. “Temos um diálogo muito forte com o mercado e isso é enriquecedor”, avalia. Outro ponto positivo, segundo o professor, é a tradição dos cursos. O de Biblioteconomia, por exemplo, foi criado durante a fundação da Universidade.

A UnB concorre com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com a Universidade de São Paulo (USP) na categoria de Ciências Humanas e Sociais. Já na categoria Comunicação e Informação as concorrentes são a Universidade Federal da Bahia e a USP novamente. O resultado será divulgado no dia 4 de outubro em São Paulo. Veja abaixo a lista completa da avaliação de estrelas dos cursos da UnB.

Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Farmácia, Geologia, História, Nutrição, Pedagogia, Relações Internacionais foram os cursos que receberam cinco estrelas.

Foram avaliados com quatro estrelas os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Estatística, Filosofia, Física, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Química, Serviço Social, Tradução e Interpretação.

Já Desenho Industrial, Geografia, Música, Publicidade e Propaganda receberam três estrelas.

Cinco Estrelas:
Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Farmácia, Geologia, História, Nutrição, Pedagogia e Relações Internacionais

Quatro Estrelas:
Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Estatística, Filosofia, Física, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Química, Serviço Social, Tradução e Interpretação.

Três Estrelas:
Desenho Industrial, Geografia, Música, Publicidade e Propaganda


Fonte: Portal UnB
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3855

0 comentários:

Postar um comentário